Posted by : Suscitando a Historia quinta-feira, 21 de março de 2013


Enquanto o Brasil busca um ponto intermediário entre o progresso econômico e a conservação ambiental, a maior floresta do mundo tenta encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável. O governo aprovou o novo Código Florestal, criticado por ambientalistas, mas vem atuando para reduzir o desmatamento.
Uma das medidas implementadas recentemente é o monitoramento do corte ilegal por meio do dispositivo Invisible Tracck, que avisa as autoridades quando uma árvore é cortada. Agora, uma nova estratégia se soma a essa iniciativa: a realização do Inventário Florestal Nacional, cuja finalidade é aumentar a compreensão dos impactos produzidos pelo desmatamento, pela mudança climática e pelos esforços de conservação na região amazônica.
O inventário transformará cada uma das milhares de árvores da Amazônia em uma fornecedora de dados importantes para um planejamento mais eficaz de sua conservação. Várias equipes percorrerão mais de 8,2 milhões de quilômetros quadrados, registrando a altura, diâmetro e a espécie de cada árvore.
A intenção é conhecer a selva por dentro, afirmou Antonio Carlos Hummel, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, complementando o monitoramento já realizado por um sofisticado sistema de satélites e gerando “um panorama amplo da qualidade e das condições da cobertura florestal”.
O governo estima que o censo será concluído nos próximos quatro anos. Durante esse período, várias equipes percorrerão mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, um território equivalente a quase metade das florestas tropicais do mundo. Elas registrarão o número, a altura, o diâmetro e a espécie de cada árvore, além de quantificar a biomassa e o estoque de carbono, analisar os tipos de solo e as interações locais entre as pessoas e a floresta, devido ao aumento de assentamentos humanos na região.
O Brasil registrou um ano positivo relação à taxa de desmatamento, que foi de 1.797 quilômetros quadrados, quase 80% menor que a de 2004.
Redobrando a aposta, o governo anunciou publicamente a intenção de reduzir ainda mais o desflorestamento. Nesse sentido, o inventário – que será o maior já realizado na região desde 1983 – auxiliará na formulação de políticas de conservação da floresta amazônica.
Por Ariana Perez Artaso | Foto: Ivan Mlinaric/Creative Commons
Fonte:http://noticias.discoverybrasil.uol.com.br/brasil-fara-inventario-de-arvores-da-amazonia/

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

- Copyright © Suscitando a História -Metrominimalist e C0sCl0ck- Feito Para Blogger - Feito Por Johanes Djogan. Editado Por Heber -